Lei Ordinária n° 687/2008 de 26 de Junho de 2008
“Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2009, e da outras providências”.
O Prefeito Municipal de Chapadão do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte LEI:
(ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo I - METAS ANUAIS (LRF, art. 4° §1°)
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS | EXERCÍCIO: 2009 | |||||||||
R$1.00 | ||||||||||
ESPECIFICAÇÃO | 2009 | 2010 | 2011 | |||||||
Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | Valor Corrente (b) | Valor Constante | % PIB (b PIB) x 100 | Valor Corrente (c) | Valor Constante | % PIB (c PIB) x 100 | ||
Receita Total | 43.408.780.73 | 41.739.212.24 | 0.143 | 45.093.041.42 | 41.892.457.66 | 0.139 | 46.833.632.82 | 41.916.672.95 | 0.134 | |
Receitas Primárias (I) | 41.736.349.28 | 40.131.105.08 | 0.138 | 43.355.719.63 | 40.278.446.33 | 0.134 | 45.029.250.41 | 40.301.728.67 | 0.129 | |
Despesa Total | 43.408.780.73 | 41.739.212.24 | 0.143 | 45.093.041.42 | 41.892.457.66 | 0.139 | 46.833.632.82 | 41.916.672.95 | 0.134 | |
Despesas Primárias (II) | 42.952.615.83 | 41.300.592.15 | 0.142 | 44.619.177.33 | 41.452.227.17 | 0.137 | 46.341.477.57 | 41.476.188.00 | 0.133 | |
Resultado Primário (I-II) | (1.216.266.55) | (1.169.487.07) | (0.004) | (1.263.457.69) | (1.173.780.84) | (0.004) | (1.312.227.16) | (1.174.459.32) | (0.004) | |
Resultado Nominal | (726.241.15) | (698.308.80) | (0.002) | (698.549.44) | (648.968.26) | (0.002) | (759.139.13) | (679.438.79) | (0.002) | |
Dívida Pública Consolidada | 1.885.183.30 | 1.812.676.25 | 0.006 | 1.649.804.76 | 1.532.706.02 | 0.005 | 1.411.137.38 | 1.262.985.18 | 0.004 | |
Dívida Consolidada Líquida | (11.348.270.82) | (10.911.798.87) | (0.037) | (12.046.820.26) | (11.191.769.10) | (0.037) | (12.805.959.39) | (11.461.489.94) | (0.037) | |
Rec. Primárias advindas de PPP (IV) | - | 0.000 | - | 0.000 | - | 0.000 | |||
Despesas Primárias geradas por PPP (V) | - | 0.000 | - | 0.000 | - | 0.000 | |||
Impacto do Saldo das PPP (VI) = (IV-V) | - | 0.000 | - | 0.000 | - | 0.000 | |||
Fonte: Balanço Financeiro referente aos anos de 2004. 2005. 2006 e 2007. Lei Orçamentária de 2008. |
Nota: O cálculo das metas acima descritas foi realizado
considerando-se o seguinte cenário macroeconômico:
VARIÁVEIS |
2009 |
2010 |
2011 |
|
Metodologia de Cálculo do
Valores Constantes: |
PIB MS
(Crescimento % anual) |
3,91 |
3,88 |
3,86 |
||
Taxa de Juro implícito sobre a dívida líquida do Governo (média %
anual) |
13,60 |
13,60 |
13,60 |
|
|
|
Exercício 2009 |
||||
|
Valor Corrente / 1,040 |
||||
Câmbio
(R$/USS-final período-Dez) |
2,33 |
2,37 |
2,37 |
|
Exercício 2010 |
Inflação
Média (% anual projetada com base em índice oficial de inflação) IPCA/IBGE/MS |
4,00 |
3,50 |
3,80 |
|
Valor Corrente / 1,076 |
|
Exercício 2011 |
||||
|
Valor Corrente / 1,117 |
||||
Projeção
do PIB dos Estado MS |
30.306.580.000.00 |
32.458.890.000.00 |
34.851.350.000.00 |
|
|
A perspectiva para o triênio 2009/2011 indicam um crescimento real do PIB do Estado de Mato Grosso do Sul de 3,88% em média por ano. A expansão dos investimentos privados em nosso município deverá contribuir para esse desempenho. Acreditando na estabilidade da taxa de inflação medida pelo IBGE através do IPCA, cremos no controle das elevação dos custos de manutenção dos órgãos desta Prefeitura Municipal.
A presença de um resultado primário negativo, indicando um déficit primário se reflete no fato da alta remuneração gerada pela aplicação dos recursos do IPMCS – Instituto de Previdência Municipal de Chapadão do Sul.
Conforme é demonstrado o resultado nominal encontra-se estável no triênio 2009/2011, favorecido pela diminuição da dívida no período, comprovando que possuirá recursos para honrar as dívidas públicas contratadas.
É de se observar que entre as receitas realizadas dos anos anteriores, houve um crescimento bem significativo fato alcançado através da gestão fiscal de efetiva arrecadação de todos os tributos de sua competência, que influenciou a projeção da receita para o triênio 2009/2011.
Os valores apontados nos referidos anexos não definem limites para a elaboração da Lei Orçamentária Anual.
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS
EXERCÍCIO: 2009 |
||||||
R$ 1.00 |
||||||
|
|
|
|
|
Variação (B - A) |
|
ESPECIFICAÇÃO |
Metas Previstas em 2007 (a) |
% PIB |
Metas Realizadas em 2007 (b) |
% PIB |
Valor c=(b-a) |
% (c/a) x 100 |
Receita Total |
38.899.955.00 |
0.15 |
38.711.381.51 |
0.15 |
(188.573.49) |
(0.48) |
Receitas Primárias (I) |
37.485.895.00 |
0.15 |
36.556.686.56 |
0.14 |
(929.208.44) |
(2.48) |
Despesa Total |
38.899.955.00 |
0.15 |
35.924.266.28 |
0.14 |
(2.975.688.72) |
(7.65) |
Despesas Primárias (II) |
38.537.955.00 |
0.15 |
35.490.858,55 |
0.14 |
(3.047.096.45) |
(7.91) |
Resultado Primário (I-II) |
(1.052.060.00) |
(0.00) |
1.065.828.01 |
0.00 |
2.117.888.01 |
(201.31) |
Resultado Nominal |
(713.815.34) |
(0.00) |
(755.045.71) |
(0.00) |
(44.230.37) |
6.20 |
Dívida Pública Consolidada |
1.543.585.61 |
0.01 |
2.311.351.35 |
0.01 |
767.765.74 |
49.74 |
Dívida Consolidada Líquida |
(9.879.490.51) |
(0.04) |
(9.923.720.88) |
(0.04) |
(44.230.37) |
0.45 |
Fonte: Balanço Financeiro referente ao ano de 2007. |
||||||
PIB Estadual Previsto e Realizado para 2007. |
||||||
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
|||||
Previsão do PIB Estadual para
2007 |
25.305.060.000.00 |
|||||
Valor Efetivo (realizado) do
PIB Estadual para 2007 |
25.305.060.000.00 |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2009 | |||||||||||
ESPECIFICAÇÃO | VALORES A PREÇOS CORRENTES | ||||||||||
2006 | 2007 | % | 2008 | % | 2009 | % | 2010 | % | 2011 | % | |
Receita Total | 36.949.933,16 | 38.711.381,51 | 4,77 | 41.775.364,00 | 7,91 | 43.408.780,73 | 3,91 | 45.093.041,42 | 3,88 | 46.833.632,82 | 3,86 |
Receitas Primárias (I) | 36.849.627,93 | 36.556.686,56 | (0,79) | 40.165.864,00 | 9,87 | 41.736.349,28 | 3,91 | 43.355.719,63 | 3,88 | 45.029.250,41 | 3,86 |
Despesa Total | 31.166.421,09 | 35.924.266,28 | 15,27 | 41.775.364,00 | 16,29 | 43.408.780,73 | 3,91 | 45.093.041,42 | 3,88 | 46.833.632,82 | 3,86 |
Despesas Primárias (II) | 30.756.829,36 | 35.490.858,55 | 15,39 | 41.336.364,00 | 16,47 | 42.952.615,83 | 3,91 | 44.619.177,33 | 3,88 | 46.341.477,57 | 3,86 |
Resultado Primário (I-II) | 6.092.798,57 | 1.065.828,01 | (82,51) | (1.170.500,00) | (209,82) | (1.216.266,55) | 3,91 | (1.263.457,69) | 3,88 | (1.312.227,16) | 3,86 |
Resultado Nominal | (3.381.617,76) | (758.045,71) | (77,58) | (698.308,80) | (7,88) | (726.241,15) | 4,00 | (698.549,44) | (3,81) | (759.139,13) | 8,67 |
Dívida Pública Consolidada | 1.765.498,15 | 2.311.351,35 | 30,92 | 2.102.445,44 | (9,04) | 1.885.183,30 | (10,33) | 1.649.804,76 | (12,49) | 1.411.137,38 | (14,47) |
Dívida Consolidada Líquida | (9.165.675,17) | (9.923.720,88) | 8,27 | (10.622.029,68) | 7,04 | (11.348.270,82) | 6,84 | (12.046.820,26) | 6,16 | (12.805.959,39) | 6,30 |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2009 | |||||||||||
ESPECIFICAÇÃO | VALORES A PREÇOS CORRENTES | ||||||||||
2006 | 2007 | % | 2008 | % | 2009 | % | 2010 | % | 2011 | % | |
Receita Total | 36.949.933,16 | 38.711.381,51 | 4,77 | 41.775.364,00 | 7,91 | 43.408.780,73 | 3,91 | 45.093.041,42 | 3,88 | 46.833.632,82 | 3,86 |
Receitas Primárias (I) | 36.849.627,93 | 36.556.686,56 | (0,79) | 40.165.864,00 | 9,87 | 41.736.349,28 | 3,91 | 43.355.719,63 | 3,88 | 45.029.250,41 | 3,86 |
Despesa Total | 31.166.421,09 | 35.924.266,28 | 15,27 | 41.775.364,00 | 16,29 | 43.408.780,73 | 3,91 | 45.093.041,42 | 3,88 | 46.833.632,82 | 3,86 |
Despesas Primárias (II) | 30.756.829,36 | 35.490.858,55 | 15,39 | 41.336.364,00 | 16,47 | 42.952.615,83 | 3,91 | 44.619.177,33 | 3,88 | 46.341.477,57 | 3,86 |
Resultado Primário (I-II) | 6.092.798,57 | 1.065.828,01 | (82,51) | (1.170.500,00) | (209,82) | (1.216.266,55) | 3,91 | (1.263.457,69) | 3,88 | (1.312.227,16) | 3,86 |
Resultado Nominal | (3.381.617,76) | (758.045,71) | (77,58) | (698.308,80) | (7,88) | (726.241,15) | 4,00 | (698.549,44) | (3,81) | (759.139,13) | 8,67 |
Dívida Pública Consolidada | 1.765.498,15 | 2.311.351,35 | 30,92 | 2.102.445,44 | (9,04) | 1.885.183,30 | (10,33) | 1.649.804,76 | (12,49) | 1.411.137,38 | (14,47) |
Dívida Consolidada Líquida | (9.165.675,17) | (9.923.720,88) | 8,27 | (10.622.029,68) | 7,04 | (11.348.270,82) | 6,84 | (12.046.820,26) | 6,16 | (12.805.959,39) | 6,30 |
ESPECIFICAÇÃO | VALORES A PREÇOS CONSTANTES | ||||||||||
2006 | 2007 | % | 2008 | % | 2009 | % | 2010 | % | 2011 | % | |
Receita Total | 40.157.187,36 | 40.259.836,77 | 0,26 | 41.775.364,00 | 3,76 | 41.739.212,24 | (0,09) | 41.892.457,66 | 0,37 | 41.916.672,95 | 0,06 |
Receitas Primárias (I) | 40.048.175,63 | 38.018.954,02 | (5,07) | 40.165.864,00 | 5,65 | 40.131.105.08 | (0,09) | 40.278.446,33 | 0,37 | 40.301.728,67 | 0,06 |
Despesa Total | 33.871.666,44 | 37.361.236,93 | 10,30 | 41.775.364,00 | 11,81 | 41.739.212,24 | (0,09) | 41.892.457,66 | 0,37 | 41.916.672,95 | 0,06 |
Despesas Primárias (II) | 33.426.522,15 | 36.910.492,89 | 10,42 | 41.336.364,00 | 11,99 | 41.300.592,15 | (0,09) | 41.452.227,17 | 0,37 | 41.476.188,00 | 0,06 |
Resultado Primário (I-II) | 6.621.653,49 | 1.108.461,13 | (33,26) | (1.170.500,00) | (205,60) | (1.169.487,07) | (0,09) | (1.173.780,84) | 0,37 | (1.174.459,32) | 0,06 |
Resultado Nominal | (3.675.142,18) | (788.367,54) | (78,55) | (698.308,80) | (11,42) | (698.308,80) | 0,00 | (648.968,26) | (7,07) | (679.438,79) | 4,70 |
Dívida Pública Consolidada | 1.918.743,39 | 2.403.805,40 | 25,28 | 2.102.445,44 | (12,54) | 1.812.676,25 | (13,78) | 1.532.706,02 | (15,45) | 1.262.985,18 | (17,60) |
Dívida Consolidada Líquida | (9.961.255,77) | (10.320.669,72) | 3,61 | (10.622.029,68) | 2,92 | (10.911.798,87) | 2,73 | (11.191.769,10) | 2,57 | (11.461.489,94) | 2,41 |
Fonte: Balanço Financeiro referente aos anos de 2006, 2007 e LOA de 2008 |
Metodologia de Cálculo dos Valores Constantes
ÍNDICES DE INFLAÇÃO - % |
|||||
2006 |
2007 |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
3,50 |
4,50 |
4,00 |
4,00 |
3,50 |
3,80 |
1,0868 |
1,0400 |
1,0000 |
1,0400 |
1,0764 |
1,1173 |
Utilizou-se como fator de correção o IPCA divulgado pela SEMAC do Estado de Mato Grosso do Sul para o exercício 2007. Este demonstrativo compara as metas fixadas para os dois exercícios seguintes com as metas realizadas e à realizar dos três exercícios anteriores ao da LDO 2009.
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2009 |
||||||
R$ 1.00 |
||||||
PATRIMÔNIO LIQUIDO |
2007 |
% |
2006 |
% |
2005 |
% |
Patrimônio/Capital |
19.316.066,31 |
100,00 |
16.949.348.60 |
100,00 |
14.214.360,61 |
100.00 |
Reservas |
|
|
|
|
|
|
Resultado
Acumulado |
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
19.316.066,31 |
100.00 |
16.949.348.60 |
100,00 |
14.214.360,61 |
100.00 |
|
||||||
REGIME |
||||||
PATRIMÔNIO LIQUIDO |
2007 |
% |
2006 |
% |
2005 |
% |
Patrimônio/Capital |
12.808.825.12 |
100,00 |
10.241.269.42 |
100,00 |
7.998.020,58 |
100.00 |
Reservas |
|
|
|
|
|
|
Lucros
ou Prejuízos Acumulados |
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
12.808.825.12 |
100.00 |
10.241.269.42 |
100,00 |
7.998.020,58 |
100.00 |
Fonte:
Balanço Financeiro referente ao anos de 2005,2006 e 2007 e Balanço
Patrimonial do IMPCS |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo V - ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS
(LRF, art. 4º § 2º, Inciso III)
MUNICÍPIO:
CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2009 |
|||
R$ 1.00 |
|||
RECEITAS REALIZADAS |
2007 (a) |
2006 (d) |
2005 |
RECEITAS
DE CAPITAL |
|
|
|
ALIENAÇÃO
DE ATIVOS |
|
|
|
Alienação
de Bens Móveis |
|
12.000.00 |
744.00 |
Alienação
de Bens Imóveis |
|
0.00 |
0.00 |
TOTAL |
0.00 |
12.000.00 |
744.00 |
|
|||
DESPESAS LIQUIDADAS |
2007 (b) |
2006 (e) |
2005 |
APLICAÇÃO
DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS |
|
|
|
DESPESAS
DE CAPITAL |
|
|
|
Investimentos |
|
26.000.00 |
46.000.00 |
Inversões
Financeiras |
|
|
|
Amortização
da Dívida |
|
|
|
DESPESAS
CORRENTES DOS REGIMES PREVIDENCIÁRIOS |
|
|
|
Regime
Geral de Previdência Social |
|
|
|
Regime
Próprio dos Servidores Públicos |
|
|
|
TOTAL |
0.00 |
26.000.00 |
46.000.00 |
SALDO FINANCEIRO |
(c) = (a-b) + (f) |
(f) = (d-e) + (g) |
(g) |
(59.256.00) |
(59.256.00) |
(45.256.00) |
|
Fonte:
Balanço Geral dos anos de 2005. 2006 e 2007 |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo VI - RECEITAS E DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS DO RPPS
(LRF, art. 4º § 2º, Inciso IV, alínea a)
MUNICÍPIO:
CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2009 |
|||
R$ 1.00 |
|||
RECEITAS
PREVIDENCIÁRIAS |
2005 |
2006 |
2007 |
RECEITAS
PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (EXCETO ENTRA- ORÇAMENTÁRIAS) |
1.721.435.19 |
1.826.515.91 |
2.015.630.51 |
RECEITAS
CORRENTES |
1.721.435,19 |
1.662.483,63 |
1.856.515.08 |
Receita de
Contribuições |
600.046,53 |
564.391,05 |
699.779,21 |
Pessoal Civil |
600.046.53 |
564.391.05 |
699.779,21 |
Pessoal Militar |
|
|
|
Receita
Patrimonial |
995.818.28 |
1.098.092.58 |
1.155.457.70 |
Receita de
Serviços |
|
|
|
Outras Receitas
Correntes |
125.570.38 |
0.00 |
1.278.17 |
Compensação
Previdenciária entre RGPS e RPPS |
|
|
|
Demais Receitas
Correntes |
125.570.38 |
|
1.278.17 |
RECEITAS DE
CAPITAL |
0,00 |
164.032,28 |
159.115.43 |
Alienação de Bens |
|
|
|
Amortização de
Empréstimos |
|
|
|
Outras Receitas
de Capital |
|
164.032,28 |
159.115.43 |
RECEITAS
PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (INTRA-ORÇAMENTARIAS) |
779.927,35 |
719.582.19 |
859.646.45 |
RECEITAS
CORRENTES |
779.927,35 |
719.582.19 |
859.646.45 |
Receita de
Contribuições |
779.927,35 |
719.582,19 |
0.00 |
Pessoal Civil |
779.927,35 |
719.582,19 |
|
Pessoal Militar |
|
|
|
Contribuição
Previdenciária para Cobertura de Déficit Autarial |
|
|
|
Contribuição
Previdenciária em Regime de Débitos e Parcelamentos |
|
|
|
Receita
Patrimonial |
|
|
|
Outras Receitas
Correntes |
|
|
|
RECEITAS DE
CAPITAL |
0,00 |
0.00 |
0.00 |
Alienação de Bens |
|
|
|
Amortização de
Empréstimos |
|
|
|
Outras Receitas
de Capital |
|
|
|
REPASSES
PREVIDENCIÁRIOS PARA COBERTURA DE DÉFICIT ATUARIAL - RPPS |
|
|
|
REPASSES
PREVIDENCIÁRIOS PARA COBERTURA DE DÉFICIT FINANCEIRO - RPPS |
|
|
|
OUTROS APORTES AO
RPPS |
|
|
|
TOTAL DAS
RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS (I) |
2.501.362.54 |
2.546.098.10 |
2.875.276.96 |
DESPESAS | 2005 | 2006 | 2007 |
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (EXCETO INTRA- | |||
ORÇAMENTARIAS) | 207.009,28 | 167.413,86 | 246.688,64 |
ADMINISTRAÇÃO | 147.680,52 | 94.106,00 | 94.113,40 |
Despesas
Correntes | 144.215,52 | 92.314.00 | 93.433.40 |
Despesas de
Capital | 3.465,00 | 1.792,00 | 680,00 |
PREVIDÊNCIA SOCIAL | 59.328,76 | 73.307,86 | 152.575,24 |
Pessoal Civil | 59.328,76 | 73.307.86 | 152.575,24 |
Pessoal Militar | 0,00 | 0,00 | |
Outras Despesas
Previdenciárias | 0.00 | 0,00 | 0,00 |
Compensação
Previdenciária do RPPS para o RGPS | 0,00 | 0,00 | |
Demais Despesas
Previdenciárias | 0,00 | 0,00 | |
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (INTRA-ORÇAMENTARIAS) | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
ADMINISTRAÇÃO | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Despesas
Correntes | |||
Despesas de
Capital | |||
RESERVA DO RPPS | |||
TOTAL DAS
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS (II) | 207.009.28 | 167.413,86 | 246.688,64 |
RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (I - II) | 2.294.353,26 | 2.378.684,24 | 2.628.588.32 |
SALDO DAS
DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS E INVESTIMENTOS | |||
DO RPPS | 6.983.042,32 | 9.361.730,38 | 11.983.060.06 |
Fonte: Relatório
Resumido da Execução Orçamentária do ultimo bimestre de 2005. 2006 e 2007. |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo VI - PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS
(LRF, art. 4º § 2º, Inciso IV, alínea a)
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS | EXERCÍCIO: |
2009 |
R$ 1.00
EXERCÍCIO | RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS (a) | DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS (b) | RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (c) = (a-b) | SALDO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO (d) = (d exercício anterior) + (c) |
2008 | 2.064.374.49 | 141.582.55 | 1.922.791.94 | 13.979.352.31 |
2009 | 2.186.963.49 | 173.925.28 | 2.013.038.21 | 15.992.390.52 |
2010 | 2.316.120.36 | 198.581.35 | 2.117.539.01 | 18.109.929.53 |
2011 | 2.448.154.02 | 256.075.47 | 2.192.078.55 | 20.302.008.08 |
2012 | 2.583.118.50 | 441.218.67 | 2.141.899.83 | 22.443.907.91 |
2013 | 2.743.186.38 | 489.008.71 | 2.254.177.67 | 24.698.085.58 |
2014 | 2.883.263.25 | 709.857.87 | 2.173.405.38 | 26.871.490.96 |
2015 | 3.021.225.81 | 935.314.72 | 2.085.911.09 | 28.957.402.05 |
2016 | 3.182.166.22 | 1.049.155.18 | 2.133.011.04 | 31.090.413.09 |
2017 | 3.300.649.90 | 1.245.170.28 | 2.055.479.62 | 33.145.892.71 |
2018 | 3.451.234.14 | 1.364.314.19 | 2.086.919.95 | 35.232.812.66 |
2019 | 3.588.664.17 | 1.553.608.28 | 2.035.055.89 | 37.267.868.55 |
2020 | 3.706.525.36 | 1.787.689.80 | 1.918.835.56 | 39.186.704.10 |
2021 | 3.837.508.32 | 1.984.240.61 | 1.853.267.71 | 41.039.971.81 |
2022 | 3.940.308.17 | 2.244.477.18 | 1.695.830.99 | 42.735.802.80 |
2023 | 4.067.142.01 | 2.440.513.59 | 1.626.628.42 | 44.362.431.22 |
2024 | 4.180.989.57 | 2.685.651,71 | 1.495.337.86 | 45.857.769.08 |
2025 | 4.278.614.89 | 2.920.419.74 | 1.358.195.15 | 47.215.964.23 |
2026 | 4.355.875.53 | 3.114.456.26 | 1.241.419.27 | 48.457.383.50 |
2027 | 4.420.746.49 | 3.392.924.19 | 1.027.822.30 | 49.485.205.80 |
2028 | 4.493.997.71 | 3.626.050.08 | 867.947.63 | 50.353.153.43 |
2029 | 4.570.467.06 | 3.797.265.89 | 773.201.17 | 51.126.354.60 |
2030 | 4.650.427.31 | 4.150.778.68 | 499.648.63 | 51.626.003.23 |
2031 | 4.676.018.13 | 4311023.17 | 364.994.96 | 51.990.998.19 |
2032 | 4.672.888.34 | 4.494.018.49 | 178.869.85 | 52.169.868.04 |
2033 | 4.714.405.05 | 4.597.990.03 | 116.415.02 | 52.286.283.06 |
2034 | 4.736.382.67 | 4.661.021.05 | 75.361.62 | 52.361.644.68 |
2035 |
4.728.695.54 |
4.875.648.77 |
(146.953.23) |
52.214.691.45 |
2036 |
4.689.468.48 |
5.149.931.39 |
(460.462.91) |
51.754.228.54 |
2037 |
4.665.737.50 |
5.335.651.20 |
(669.913.70) |
51.084.314.84 |
2038 |
4.628.908.56 |
5.470.798.18 |
(841.889.62) |
50.242.425.22 |
2039 |
4.563.397.52 |
5.682.770.85 |
(1.119.373,33) |
49.123.051.89 |
2040 |
4.529.025.99 |
5.713.362,55 |
(1.184.336.56) |
47.938.715.33 |
2041 |
4.449.581.59 |
5.782.360.00 |
(1.332.778.41) |
46.605.936.92 |
2042 |
4.378.069.23 |
5.796.117.82 |
(1.418.048.59) |
45.187.888.33 |
2043 |
4.311.556.65 |
5.748.690.11 |
(1.437.133.46) |
43.750.754.87 |
2044 |
4.204.905.95 |
5.745.412.40 |
(1.540.506.45) |
42.210.248.42 |
2045 |
4.119.319.19 |
5.669.293.89 |
(1.549.974.70) |
40.660.273.72 |
2046 |
4.008.877.77 |
5.698.422,45 |
(1.689.544.68) |
38.970.729.04 |
Fonte: Avaliação Autuarial do IMPCS
ano base: 31/12/2006. |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo VII - ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA
(LRF, art. 4º § 2º, Inciso V)
TRIBUTO |
MODALIDADE |
SETORES / PROGRAMAS /
BENEFICIÁRIO |
RENUNCIA DE RECEITA PREVISTA |
COMPENSAÇÃO |
||
2009 |
2010 |
2011 |
||||
IPTU |
isenção |
Aposentados |
13.067.41 |
13.574.42 |
14.098.40 |
Para compensar a Renuncia
constante iremos atualizar a Planta Genérica de Valores Imobiliários,
alteração da alíquota dos imóveis construídos sem calcadas onde tem o benefício
do asfalto. Conforme recente decisão do STF também e aprovado pela lei 116/2003 receber o ISSQN dos cartórios, e
aprovação de novos loteamentos aumentando assim o número de imóveis a serem
tributados. |
Desconto |
Geral |
344.682.89 |
358.056.59 |
371.877.57 |
||
Remissão |
Pessoas Carentes |
14.565.02 |
15.130.14 |
15.714.16 |
||
isenção |
PRODICHAP - Empresários |
9.230.64 |
9.588.78 |
9.958.91 |
||
ISSQN |
Desconto |
Geral - (quem paga o imposto
dentro do vencimento) |
26.849.47 |
27.891.23 |
28.967.83 |
|
Contribuição de Melhoria |
Desconto |
Geral - (quem paga a cota única
dentro do vencimento) |
16.055.21 |
16.678.16 |
17.321.93 |
|
Remissão |
Pessoas Carentes |
5.184.12 |
5.385.26 |
5.593.13 |
||
Tx. De Fiscalização e Funcionam. |
Desconto |
Geral - (quem paga a cota única
dentro do vencimento) |
36.464.01 |
37.878.82 |
39.340.94 |
|
TOTAL |
466.098,76 |
484.183,39 |
502.872,87 |
|
||
Fonte:
Lei complementar 037/06 (art. 190. 228. 256. 323. 375. 379 e 387). Lei
Prodichap 318/99. |
MUNICÍPIO:
CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2009 |
|
R$ 1,00 |
|
EVENTO |
Valor Previsto para 2009 |
Alimento Permanente da Receita |
3.000.682,81 |
(-) Transferências Constitucionais |
0,00 |
(-) Transferências ao FUNDEB |
511.953,84 |
Saldo Final do Aumento
Permanente de Receita (I) |
2.488.728,97 |
Redução Permanente de Despesa
(II) |
1.175.965,00 |
Margem Bruta (III) = (I+II) |
3.664.693,97 |
Saldo Utilizado da Margem Bruta
(IV) |
2.740.845,00 |
Novas DOCC |
2.740.845,00 |
Novas DOCC geradas por PPP |
|
Margem Líquida de Expansão de
DOC C (V) = (III-IV) |
923.848,97 |
Fonte: Balanço Financeiro
referente aos anos de 2004. 2005, 2006, 2007 e LOA 2008 |
Como exigência introduzida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, essa estimativa busca assegurar que nenhuma despesa classificada como obrigatória de caráter continuado seja criada, sem a devida fonte de financiamento responsável por sua integral cobertura. Conforme o art. 17 da L.C n.º 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal –LRF, considera-se despesa obrigatória de caráter continuado aquela de natureza corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o Estado, a obrigação de sua execução por um período superior a dois exercícios.
No calculo do Aumento Permanente da Receita, utilizou-se a Receita Tributária, Cota Parte do ICMS, do FPM, do ITR e do IPVA, assim como as Outras Receitas Correntes, pois perfazem um aumento progressivo da ordem de R$ 3.000.682,81.
Com a expectativa de aumento para 2009 do PIB do Estado de Mato Grosso do Sul em 3,91%, e de 4,5% para a União, o incremento das transferências constitucionais estão asseguradas, compensando assim o crescimento das despesas obrigatórias de caráter continuado, justificando a escolha das receitas no calculo do aumento permanente da receita.
Assim o município terá condições de prever o aumento das despesas de caráter continuado. Estando o município em regime de contenção de gastos, até que as receitas possam suprir as despesas, as referidas despesas obrigatórias, constarão de relatório específico, verificada a viabilidade financeira e o que mais couber, será efetivado na Lei Orçamentária Anual.
ANEXO DE RISCOS FISCAIS
(Artigo 4º, § 3º, da Lei Complementar nº 101/2000)
O comportamento futuro dos indicadores de Resultado Primário e Nominal, para os quais esta Lei estabelece metas do Anexo de Metas Fiscais, pode vir a ser afetado por ocorrências que eventualmente resultarão em redução de receitas e aumento de despesas como segue:
1. Ações municipais em trâmite na justiça que encontram-se em tramitação relativas a reclamações trabalhistas ou outras, que poderão implicar em novos compromissos para a administração.
2. Compromissos junto ao INSS e a Previdência Própria: Trata-se de valores relativos a contribuições sociais que encontram-se em discussão administrativa ou judiciais que vêem sendo contestados por parte do município. A conclusão do processo poderá resultar compromissos a serem saldados à longo prazo de período superior ao corrente exercício, afetando, portanto, os resultados de 2009 e possivelmente os seguintes.
3. No âmbito da receita, poderão surgir riscos em decorrência do comportamento da economia frustrando a estimativa da receita. Outro fato, trata-se dos critérios para distribuição do ICMS, feita anualmente pelo Governo do Estado e ainda, aquelas previstas na Reforma Tributária recentemente enviado pela União para o Congresso Nacional.
Registra-se e Publica-se
Chapadão do Sul – MS, 26 de Junho de 2008.
Jocelito Krug
Prefeito Municipal
Itamar Mariani
Sec. Finanças e Planejamento
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial em 26/06/2008