Lei Ordinária n° 627/2007 de 26 de Junho de 2007
"Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2008, e da outras providências".
O Prefeito Municipal de Chapadão do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte LEI:
DAS DIRETRIZES GERAIS
Art. 1° Ficam estabelecidas, nos termos desta Lei, as Diretrizes gerais para elaboração dos Orçamentos Anuais do Município, relativos ao exercício de 2008, observado o disposto nos Artigos 18 e 63 da Lei Complementar Federal n° 101/2000, e subseqüentes, no que couber, compreendendo em especial:
I - metas e prioridades da administração pública municipal;
II - a estrutura e organização do orçamento;
III - as diretrizes específicas para o Poder Legislativo;
IV - as diretrizes gerais para elaboração do Orçamento do Município e suas alterações;
V - as diretrizes específicas do orçamento fiscal;
VI - as diretrizes específicas do orçamento de investimento;
VII - as diretrizes específicas do orçamento da seguridade social;
VIII - as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais;
IX - as disposições sobre alterações na legislação tributária;
X - as disposições finais;
Parágrafo Unico. Integra esta lei os seguintes Anexos:
I - de Metas e Prioridades da Administração Pública Municipal;
II - de Metas Fiscais; e
III - de Riscos Fiscais.
CAPITULO I
DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Art. 2° As Metas e Prioridades da Administração Pública Municipal deverão estar em consonância com aquelas especificadas no Plano Plurianual - PPA - 2006 a 2009, aprovada por Lei Municipal, definida nos Orçamentos para o exercício financeiro de 2008.
Art. 3° Em conformidade com o disposto no § 2° do artigo 165 da Constituição Federal e no artigo 4° da lei Complementar n° 101/2000, as despesas prioritárias para o exercício 2008 são as especificadas no Anexo de Metas e Prioridades que integra esta lei, as quais terão precedência na alocação de recursos na Lei Orçamentária, mas não se constituem em limite à programação das despesas.
§1° Na elaboração da proposta orçamentária para o exercício financeiro de
2008 |
2009 |
2010 |
|||||||
ESPECIFICAÇÃO |
Valor |
Valor |
% PIB |
Valor |
Valor |
% PIB |
Valor |
Valor |
% PIB |
Corrente |
Constante |
(a/PIB) |
Corrente |
Constante |
(a/PIB) |
Corrente |
Constante |
(a/PIB) |
|
|
(a) |
|
x 100 |
(a) |
|
x 100 |
(a) |
|
x 100 |
Receita
Total |
44.024.767,90 |
42.331.507,60 |
0,162 |
47.524.736,95 |
43.939.290,82 |
0,163 |
51.089.092,22 |
45.637.427,66 |
0,164 |
Receitas
Primárias (I) |
43.905.257,14 |
42.216.593,41 |
0,162 |
47.395.725,09 |
43.820.012,10 |
0,163 |
50.950.404,47 |
45.513.539,14 |
0,164 |
Despesa
Total |
37.133.881,92 |
35.705.655,69 |
0,137 |
40.086.025,53 |
37.061.783,96 |
0,138 |
43.092.477,44 |
38.494.123,43 |
0,139 |
Despesas
Primárias (II) |
36.645.865,31 |
35.236.408,96 |
0,135 |
39.559.211,61 |
36.574.714,87 |
0,136 |
42.526.152,48 |
37.988.230,42 |
0,137 |
Resultado
Primário
(I-II) |
7.259.391,83 |
6.980.184,45 |
0,027 |
7.836.513,48 |
7.245.297,23 |
0,027 |
8.424.251,99 |
7.525.308,71 |
0,027 |
Resultado
Nominal |
(696.539,58) |
(669.749,60) |
-0,003 |
(724.401,16) |
(669.749,60) |
-0,002 |
(753.377,21) |
(672.985,10) |
-0,002 |
Dívida Pública
Consolidada |
1.303.969,07 |
1.253.816,41 |
0,005 |
1.054.767,87 |
975.192,19 |
0,004 |
795.598,63 |
710.701,12 |
0,003 |
Dívida
Consolidada Líquida |
(10.576.030,09) |
(10.169.259,70) |
-0,039 |
(11.300.431,26) |
(10.447.883,93) |
-0,039 |
(12.053.808,47) |
(10.767.558,95) |
-0,039 |
Rec. Primárias
advindas de PPP (IV) |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
Despesas
Primárias
geradas por PPP (V) |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
Impacto
do Saldo das PPP (VI) = (IV-V) |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
Fonte: Balanço
Financeiro referente aos anos de 2004, 2005 e 2006. Lei Orçamentária de
2007 |
Rec. Primárias
advindas de PPP (IV) |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
Despesas
Primárias
geradas por PPP (V) |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
Impacto
do Saldo das PPP (VI) = (IV-V) |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
|
- |
0,000 |
Fonte: Balanço
Financeiro referente aos anos de 2004, 2005 e 2006. Lei Orçamentária de
2007 |
nota: O calculo das metas acima descritas foi realizado considerando-se o seguinte cenário macroeconômico:
VARIÁVEIS |
2008 |
2009 |
2010 |
PIB real
(Crescimento % anual) |
3,2 |
3,2 |
3,2 |
Taxa de
Juro implícito
sobre a |
|
|
|
dívida líquida do
Governo |
8,83 |
7,95 |
7,5 |
(média %
anual) |
|
|
|
Câmbio
(R$/US$ - Média do
Ano) |
2,45 |
2,55 |
2,55 |
Inflação Média (%
anual |
|
|
|
projetada
com base em índice |
4 |
4 |
3,5 |
oficial
de inflação |
|
|
|
Projeção do PIB
dos Estado |
27.177.840.000,00 |
29.145.650.000,00 |
31.071.980.000,00 |
É de se observar que entre as receitas realizadas dos anos anteriores, houve um crescimento bem significativo fato alcançado através da gestão fiscal de efetiva arrecadação de todos os tributos de sua competência, que influenciou a projeção da receita para o triênio 2008/2010.
Foi utilizado o índices de Inflação (IPCA) de forma progressiva e cumulativa para o triênio 2008/2010, assim como considerou-se o crescimento do PIB (disposto na LDO para o exercício 2007 do governo de Mato Grosso do Sul), tomando-se o exercício orçado de 2007 como ano-base.
Os valores apontados nos referidos anexos não definem limites para a elaboração da Lei Orçamentária Anual.
Cabe salientar que o resultado nominal negativo indica superávit, enquanto se ele for positivo indicará déficit.
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo II - AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR
(LRF, art. 4° § 2°, Inciso I)
|
Metas
Previstas |
% |
Metas
Realizadas |
% |
Variação ( B - A
) |
|
ESPECIFICAÇÃO |
em 2006 |
PIB |
em 2006 |
PIB |
Valor |
% |
|
(a) |
|
(b) |
|
c=(b-a) |
(c/a) x
100 |
Receita
Total |
37.830.800,00 |
0,160 |
36.949.933,16 |
0,157 |
(880.866,84) |
(2,33) |
Receitas
Primárias (I) |
37.635.900,00 |
0,160 |
36.849.627,93 |
0,156 |
(786.272,07) |
(2,09) |
Despesa
Total |
34.700.300,00 |
0,147 |
31.166.421,09 |
0,132 |
(3.533.878,91) |
(10,18) |
Despesas
Primárias (II) |
34.346.300,00 |
0,146 |
30.756.829,36 |
0,130 |
(3.589.470,64) |
(10,45) |
Resultado
Primário
(I-II) |
3.289.600,00 |
0,014 |
6.092.798,57 |
0,026 |
2.803.198,57 |
85,21 |
Resultado
Nominal |
(235.973,07) |
(0,001) |
(3.381.617,76) |
(0,014) |
(3.145.644,69) |
1.333,05 |
Dívida Pública
Consolidada |
3.288.026,83 |
0,014 |
1.765.498,15 |
0,007 |
(1.522.528,68) |
(46,31) |
Dívida
Consolidada Líquida |
(4.955.434,47) |
(0,021) |
(9.165.675,17) |
(0,039) |
(4.210.240,70) |
84,96 |
Fonte:
Balanço
Financeiro referente ao ano de 2006. |
PIB Estadual Previsto e Realizado para 2006.
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
Previsão do PIB
Estadual para 2006 |
23.580.990.000,00 |
Valor
Efetivo (realizado) do PIB Estadual para 2006 |
23.580.990.000,00 |
PIB Estadual Previsto e Realizado para 2006.
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
Previsão do PIB
Estadual para 2006 |
23.580.990.000,00 |
Valor
Efetivo (realizado) do PIB Estadual para 2006 |
23.580.990.000,00 |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Demonstrativo III - METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES _(LRF, art. 4° § 2°, Inciso II)
MUNICÍPIO:
CHAPADÃO DO SUL/MS |
|
|
|
|
|
|
|
EXERCÍCIO:
2008 |
|
||
ESPECIFICAÇÃO |
VALORES A
PREÇOS
CORRENTES |
||||||||||
2005 |
2006 |
% |
2007 |
% |
2008 |
% |
2009 |
% |
2010 |
% |
|
Receita
Total |
29.932.232,01 |
36.949.933,16 |
23,45 |
40.452.786,82 |
9,48 |
44.024.767,90 |
8,83 |
47.524.736,95 |
7,95 |
51.089.092,22 |
7,50 |
Receitas
Primárias (I) |
29.803.455,41 |
36.849.627,93 |
23,64 |
40.342.972,66 |
9,48 |
43.905.257,14 |
8,83 |
47.395.725,09 |
7,95 |
50.950.404,47 |
7,50 |
Despesa
Total |
27.129.231,25 |
31.166.421,09 |
14,88 |
34.120.997,81 |
9,48 |
37.133.881,92 |
8,83 |
40.086.025,53 |
7,95 |
43.092.477,44 |
7,50 |
Despesas
Primárias (II) |
26.797.004,46 |
30.756.829,36 |
14,78 |
33.672.576,78 |
9,48 |
36.645.865,31 |
8,83 |
39.559.211,61 |
7,95 |
42.526.152,48 |
7,50 |
Resultado
Primário
(I-II) |
3.006.450,95 |
6.092.798,57 |
102,66 |
6.670.395,87 |
9,48 |
7.259.391,83 |
8,83 |
7.836.513,48 |
7,95 |
8.424.251,99 |
7,50 |
Resultado
Nominal |
(2.253.298,17) |
(3.381.617,76) |
50,07 |
(713.815,34) |
(78,89) |
(696.539,58) |
(2,42) |
(724.401,16) |
4,00 |
-753.377,21 |
4,00 |
Dívida Pública
Consolidada |
2.066.858,11 |
1.765.498,15 |
(14,58) |
1.543.585,61 |
(12,57) |
1.303.969,07 |
(15,52) |
1.054.767,87 |
(19,11) |
795.598,63 |
(24,57) |
Dívida
Consolidada Líquida |
(5.784.057,41) |
(9.165.675,17) |
58,46 |
(9.879.490,51) |
7,79 |
(10.576.030,09) |
7,05 |
(11.300.431,26) |
6,85 |
-12.053.808,47 |
6,67 |
ESPECIFICAÇÃO |
|
|
|
VALORES A |
PREÇOS
CONSTANTES |
|
|
|
|
||
2005 |
2006 |
% |
2007 |
% |
2008 |
% |
2009 |
% |
2010 |
% |
|
Receita
Total |
28.506.887,63 |
35.190.412,53 |
23,45 |
40.452.786,82 |
14,95 |
41.928.350,38 |
3,65 |
43.520.821,38 |
3,80 |
45.202.785,49 |
3,86 |
Receitas
Primárias (I) |
28.384.243,25 |
35.094.883,74 |
23,64 |
40.342.972,66 |
14,95 |
41.814.530,61 |
3,65 |
43.402.678,65 |
3,80 |
45.080.076,86 |
3,86 |
Despesa
Total |
25.837.363,10 |
29.682.305,80 |
14,88 |
34.120.997,81 |
14,95 |
35.365.601,82 |
3,65 |
36.708.814,59 |
3,80 |
38.127.512,73 |
3,86 |
Despesas
Primárias (II) |
25.520.956,63 |
29.292.218,44 |
14,78 |
33.672.576,78 |
14,95 |
34.900.824,11 |
3,65 |
36.226.384,25 |
3,80 |
37.626.437,75 |
3,86 |
Resultado
Primário
(I-II) |
2.863.286,62 |
5.802.665,30 |
102,66 |
6.670.395,87 |
14,95 |
6.913.706,50 |
3,65 |
7.176.294,40 |
3,80 |
7.453.639,11 |
3,86 |
Resultado
Nominal |
-2.145.998,26 |
-3.220.588,34 |
50,07 |
-713.815,34 |
(77,84) |
-663.371,03 |
(7,07) |
-663.371,03 |
(0,00) |
-666.575,72 |
0,48 |
Dívida Pública
Consolidada |
1.968.436,30 |
1.681.426,81 | 14,58 | 1.543.585,61 |
(8,20) |
1.241.875,31 |
(19,55) |
965.904,65 |
(22,22) |
703.932,53 |
(27,12) |
Dívida
Consolidada Líquida |
-5.508.626,10 |
-8.729.214,45 |
58,46 |
-9.879.490,51 |
13,18 |
-10.072.409,61 |
1,95 |
-10.348.380,27 |
2,74 |
-10.665.010,77 |
3,06 |
Fonte:
Balanço
Financeiro referente aos anos de 2005, 2006 e LOA de 2007 |
metodologia de Cálculo dos Valores
Constantes
Índices de inflação - % |
|||||
2005 |
2006 |
2007 |
2008 |
2009 |
2010 |
4 |
5 |
4 |
5 |
4 |
3,50 |
1,010 |
1,050 |
1,000 |
1,050 |
1,092 |
1,13 |
Utilizou-se como fator de correção o IPCA divulgado na LDO do governo estadual de Mato Grosso do Sul para o exercício 2007, visto que a estimativa do triênio 2008/2010 elaborada pelo IBGE ainda não foi informado.
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Demonstrativo IV - EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO _(LRF, art. 4° § 2°, Inciso III)_
PATRIMÔNIO
LIQUIDO |
2006 |
% |
2005 |
% |
2004 |
% |
Patrimônio/Capital |
16.949.348,60 |
100,00 |
14.214.360,61 |
100,00 |
12.300.764,73 |
100,00 |
Reservas |
|
|
|
|
|
|
Resultado
Acumulado |
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
16.949.348,60 |
100,00 |
14.214.360,61 |
100,00 |
12.300.764,73 |
100,00 |
REGIME
PREVIDENCIÁRIO |
||||||
PATRIMÔNIO
LIQUIDO |
2006 |
% |
2005 |
% |
2004 |
% |
Patrimônio/Capital |
10.241.269,42 |
100,00 |
7.998.020,58 |
100,00 |
5.294.255,72 |
100,00 |
Reservas |
|
|
|
|
|
|
Resultado
Acumulado |
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
10.241.269,42 |
100,00 |
7.998.020,58 |
100,00 |
5.294.255,72 |
100,00 |
Fonte:
Balanço
Financeiro referente ao anos de 2004, 2005 e 2006. |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Demonstrativo V - ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS _(LRF, art. 4° § 2°, Inciso III)_
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2008
R$ 1,00
RECEITAS
REALIZADAS |
2006 |
2005 |
2004 |
RECEITAS
DE CAPITAL |
|
|
|
ALIENAÇÃO DE
ATIVOS |
|
|
|
Alienação de Bens
Móveis |
12.000,00 |
744,00 |
45.000,00 |
Alienação de Bens
Imóveis |
|
|
|
TOTAL
(I) |
12.000,00 |
744,00 |
45.000,00 |
|
|||
DESPESAS
LIQUIDADAS |
2006 |
2005 |
2004 |
APLICAÇÃO DOS
RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE
ATIVOS |
|
|
|
DESPESAS
DE CAPITAL |
|
|
|
Investimentos |
26.000,00 |
46.000,00 |
187.000,00 |
Inversões
Financeiras |
|
|
|
Amortização da Dívida |
|
|
|
DESPESAS
CORRENTES DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIÁRIOS |
|
|
|
Regime
Geral de Previdência
Social |
|
|
|
Regime Próprio dos
Servidores Públicos |
|
|
|
TOTAL
(II) |
26.000,00 |
46.000,00 |
187.000,00 |
SALDO
FINANCEIRO (I - II) |
-14.000,00 |
-45.256,00 |
-142.000,00 |
Fonte:
Balanço Geral
dos anos de 2004, 2005 e 2006 |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo VI - PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS _(LRF, art. 4° § 2°, Inciso IV, alínea a)_
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS EXERCÍCIO: 2008
|
RECEITAS |
DESPESAS |
RESULTADO |
SALDO
FINANCEIRO |
EXERCÍCIO |
PREVIDENCIÁRIAS |
PREVIDENCIÁRIAS |
PREVIDENCIÁRIO |
DO EXERCÍCIO |
VALOR |
VALOR |
VALOR |
(d) = (d
exercício |
|
|
(a) |
(b) |
(c) =
(a-b) |
anterior)
+ (c) |
2007 |
1.374.691,99 |
278.676,61 |
1.096.015,38 |
11.302.036,75 |
2008 |
1.395.312,37 |
300.503,76 |
1.094.808,61 |
13.107.811,82 |
2009 |
1.416.242,05 |
311.357,84 |
1.104.884,21 |
15.032.311,27 |
2010 |
1.437.485,69 |
365.003,06 |
1.072.482,63 |
17.038.907,05 |
2011 |
1.459.047,97 |
439.568,66 |
1.019.479,31 |
19.111.305,17 |
2012 |
1.480.933,69 |
556.453,23 |
924.480,46 |
21.210.198,36 |
2013 |
1.503.147,70 |
715.343,64 |
787.804,06 |
23.294.248,44 |
2014 |
1.525.694,91 |
786.839,49 |
738.855,42 |
25.452.924,43 |
2015 |
1.548.580,33 |
911.698,65 |
636.881,68 |
27.636.088,04 |
2016 |
1.448.661,68 |
1.057.157,96 |
391.503,72 |
29.697.502,16 |
2017 |
1.470.391,60 |
1.126.112,05 |
344.279,55 |
31.833.960,23 |
2018 |
1.492.447,48 |
1.215.972,55 |
276.474,93 |
34.028.767,02 |
2019 |
1.514.834,19 |
1.315.794,74 |
199.039,45 |
36.275.503,67 |
2020 |
1.537.556,70 |
1.479.382,29 |
58.174,41 |
38.511.953,54 |
2021 |
1.560.620,05 |
1.630.857,21 |
(70.237,16) |
40.750.326,49 |
2022 |
1.584.029,36 |
2.470.270,66 |
(886.241,30) |
42.282.517,53 |
2023 |
1.607.789,80 |
2.774.852,73 |
(1.167.062,93) |
43.617.393,75 |
2024 |
1.631.906,64 |
2.990.579,40 |
(1.358.672,76) |
44.835.004,44 |
2025 |
1.656.385,24 |
3.430.385,82 |
(1.774.000,58) |
45.697.884,11 |
2026 |
1.681.231,02 |
3.704.692,92 |
(2.023.461,90) |
46.355.591,41 |
2027 |
1.706.449,49 |
3.814.923,47 |
(2.108.473,98) |
46.965.198,69 |
2028 |
1.732.046,23 |
3.902.445,88 |
(2.170.399,65) |
47.547.598,97 |
2029 |
1.758.026,92 |
4.053.541,30 |
(2.295.514,38) |
48.036.075,10 |
2030 |
1.784.397,33 |
4.170.756,67 |
(2.386.359,34) |
48.460.289,48 |
2031 |
1.811.163,29 |
4.275.907,57 |
(2.464.744,28) |
48.829.220,24 |
2032 |
1.838.330,73 |
4.379.845,07 |
(2.541.514,34) |
49.141.213,69 |
2033 |
1.865.905,70 |
4.525.590,34 |
(2.659.684,64) |
49.350.211,33 |
2034 |
1.893.894,28 |
4.562.136,59 |
(2.668.242,31) |
49.562.934,43 |
2035 |
1.922.302,70 |
4.673.367,04 |
(2.751.064,34) |
49.703.114,22 |
2036 |
1.951.137,24 |
4.750.994,14 |
(2.799.856,90) |
49.801.448,46 |
2037 |
1.980.404,29 |
4.816.841,29 |
(2.836.437,00) |
49.868.005,26 |
2038 |
2.010.110,36 |
4.860.275,12 |
(2.850.164,76) |
49.924.415,88 |
2039 |
2.040.262,01 |
4.956.756,89 |
(2.916.494,88) |
49.915.891,11 |
2040 |
2.070.865,94 |
4.998.241,23 |
(2.927.375,29) |
49.895.648,03 |
2041 |
2.101.928,93 |
5.028.279,70 |
(2.926.350,77) |
49.875.245,63 |
2042 |
2.133.457,87 |
5.040.229,22 |
(2.906.771,35) |
49.873.785,88 |
2043 |
2.165.459,74 |
5.052.211,32 |
(2.886.751,58) |
49.892.858,90 |
2044 |
2.197.941,63 |
5.064.223,63 |
(2.866.282,00) |
49.934.159,97 |
2045 |
2.230.910,76 |
5.076.268,33 |
(2.845.357,57) |
49.999.491,27 |
Fonte:
Avaliação
Autuarial do IPMCS ano Base: Julho/2006. |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Demonstrativo VII - ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA
SETORES/PROGRAMAS |
RENÚNCIA DE
RECEITA PREVISTA |
COMPENSAÇÃO |
|||
/BENEFICIÁRIOS |
Tributo/Contribuição |
2008 |
2009 |
2010 |
|
IPTU |
Isenção dos
Aposentados |
12.505,42 |
12.905,59 |
13.318,57 |
Aumento na base arrecadatória do
IPTU, Redução de Débitos de
Dívida
Ativa, Ampliação e aprimoramento
nos processos de fiscalização de issqn e itbi, além do
aumento da arrecadação do
ISSQN, Redução da
inadimplência |
Desconto |
329.859,05 |
340.414,54 |
351.307,81 |
||
ISSQN |
Desconto |
25.694,75 |
26.516,98 |
27.365,53 |
|
Prodichap |
Isenção do IPTU |
8.833,65 |
9.116,33 |
9.408,05 |
|
Contribuição de Melhoria |
Desconto |
15.364,73 |
15.856,40 |
16.363,80 |
|
Tx. De
Fiscalização e
Funcionam. |
Desconto |
34.895,80 |
36.012,46 |
37.164,86 |
|
TOTAL |
427.153,40 |
440.822,31 |
454.928,62 |
||
Fonte: Lei complementar 037/06 (art. 190, 228, 256, 323, 375, 379 e 387). Lei Prodichap 318/99. |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Demonstrativo VIII - MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO (LRF, art. 4° § 2°, Inciso V)
MUNICÍPIO: CHAPADÃO DO SUL/MS_EXERCÍCIO: 2008_
_R$ 1,00
EVENTO |
Valor
Previsto |
2008 |
|
Aumento
Permanente da Receita |
4.441.579,82 |
(-)
Aumento referente a transferências constitucionais |
0,00 |
(-)
Aumento referente a transferências do FUNDEB |
611.579,61 |
Saldo
Final do Aumento Permanente de Receita (I) |
3.830.000,20 |
Redução
Permanente de Despesa (II) |
0,00 |
Margem
Bruta (III) = (I+II) |
3.830.000,20 |
Saldo
Utilizado da Margem Bruta (IV) - Novas DOCC |
1.325.182,65 |
Impacto
de Novas DOCC |
1.325.182,65 |
Margem Líquida de
Expansão de DOCC
(V) = (III-IV) |
2.504.817,55 |
Fonte:
Balanço
Financeiro referente aos anos de 2003, 2004, 2005, 2006 e Orçamento de
2007 |
ANEXO DE RISCOS FISCAIS
(Artigo 4°, § 3°, da Lei Complementar n° 101/2000)
Riscos fiscais são fatos imprevisíveis que poderão frustrar a expectativa de arrecadação de tributos e de transferências de outras esferas de governo, como, por exemplo, alterações no nível de atividade econômica e no índice de inflação. Estes fatos, da mesma forma, poderão ser fatores determinantes de possíveis desvios na projeção utilizada para as previsões da despesa.
Os riscos fiscais dividem-se em duas categorias:
> Orçamentários; e
> Passivos contingentes.
Os riscos orçamentários dizem respeito à possibilidade de as receitas e despesas previstas não se confirmarem, isto é, que durante a execução orçamentária ocorram desvios entre receitas e despesas orçadas.
Alguns fatores poderão frustrar a expectativa de arrecadação de tributos e transferências de outras esferas de governo, entre as quais se pode destacar a não-concretização de crescimento do Produto Interno Bruto - PIB previsto para 2006.
As variáveis que influem diretamente no montante de recursos arrecadados pelo Município são o nível de atividade econômica e a taxa de inflação.
O Município vem mantendo o equilíbrio em suas contas. Para o ano de 2007 não será diferente.
Outros riscos que poderão acontecer são os chamados passivos contingentes, isto é, dívidas cuja existência depende de fatores imprevisíveis, tais como os resultados de julgamentos de processos judiciais que envolvam o Município, danos causados pelo Município a terceiros e passíveis de indenizações, entre outros.
Foi estabelecido resultado orçamentário da ordem de R$ 220.000,00 (duzentos e quinze mil reais), que será alocado na Lei Orçamentária Anual, na forma de Reserva de Contingência, parte da qual - aproximadamente 10% - será reservada para atender aos Passivos Contingentes.
REGISTRA - SE E PUBLICA - SE
CHAPADÃO DO SUL - MS , 26 DE JUNHO DE 2007
JOCELITO KRUG
PREFEITO MUNICIPAL
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial em 26/06/2007